O que é um Favo?

Um favo é como chamamos os núcleos físicos da Coolmeia. Sempre que pessoas se reúnem localmente e formam uma comunidade voltada para juntos sonharem, planejarem, agirem e celebrarem, a isso chamamos de Favo.

Cada favo é interdependente com os outros: ao mesmo tempo em que tem autonomia para decidir por si só qual é o seu “tesão”, suas especialidades, estratégias e formas de atuação – sempre pautadas pela Carta de Princípios  e buscando o Bem Comum – também pode se beneficiar das trocas de saberes, experiências, capacidades e recursos com outros Favos da Coolmeia bem como dos Grupos, Times e do Metassistema da rede.

Os Favos não precisam ter sede própria. Podem se reunir em espaços públicos, residências, cafés, universidades, sedes de ONGs ou em qualquer espaço que for desejável pelos membros daquele favo. Entretanto, faz parte de um planejamento de longo prazo, que cada Favo se constitua em uma ou mais “Zonas Autônomas Permanentes” estabelecendo “parcerias” e montando “sedes fixas”, nas quais possamos realizar os experimentos que a rede propõe bem como realizar intercâmbios, receber membros de outros Favos e Coletivos, realizar eventos, cursos, oficinas, vivências ou mesmo passando alguns dias de lazer trocando histórias e receitas!

Que cada sede se torne uma Oficina de Criação de Autonomia (OCA) e uma Zona Autônoma Permanente (ZAP), um espaço duradouro em que os fluxos de ideias, saberes, sentires e viveres seja uma constante busca de Harmonia entre os seres vivos e a Natureza como um todo. Que sejam espaços de constante busca de coerência e sabedoria, através da aprendizagem compartilhada, do caminhar-aprender-e-fazer junto, de forma convivial e solidária. Um espaço em que a divisão das tarefas resulte na multiplicação de bons frutos, que o tempo sabiamente compartilhado resulte em fagulhas, fogueiras e fogaréus que iluminem e mantenham aquecidos os corações e espíritos da humanidade.

Como faço para constituir um Favo em minha localidade?

Para constituir um Favo da Coolmeia em sua região, cidade ou bairro (cidades muito grandes podem decidir por constituir mais de um Favo, cidades menores podem preferir se reunir em torno de um só favo, para unir esforços), é necessário:

1. Estar de acordo com a Carta de Princípios, o Manifesto e as Bases do Diálogo e os demais Textos Essenciais da Coolmeia;

2. Reunir pelo menos mais 2 pessoas, apresentar a elas os princípios, propósitos e metodologias da rede; certificar-se que todos compreeenderam satisfatoriamente os objetivos;

3. Dialogar e deliberar positivamente em relação à criação do Favo;

4. Apresentar a proposta da criação do Favo durante uma Harmonização Global quinzenal;

5. Receber a aprovação dos membros presentes, durante a Assembléia Geral Permanente (Harmonização Glonal), ressalvado algum impedimento que possa ser aventado;

6. Criar uma instância virtual do Favo na Rede Social Cooperativa (RSC), iniciar as atividades locais, divulgá-las no blog do seu favo (solicitando ajuda sempre que precisar) e nos demais espaços de interação que julgar necessários;

7. Organizar encontros presenciais periódicos (Harmonizações Locais) com chamamento dos outros membros do Favo;

8.  Participar, sempre que possível, das Harmonizações Globais via Ágora.CC, mantendo os demais membros da rede atualizados acerca das atividades locais bem como ficando ciente das atividades que acontecem nos demais Favos, Grupos, Times e Projetos da Coolmeia.