Esta página elenca algumas formas de se conectar e interagir na Coolmeia. Ao entrar na Rede, sugerimos que você entre em contato com algum dos curadores e facilitadores* da área na qual você deseja participar para desde o começo conectar-se a algum time, força-tarefa, projeto ou favo. A Coolmeia é uma rede de ações e apoio mútuo voltadas para o Bem Comum: se você quiser participar da rede, assume-se que é para interagir, colaborar, aprender, ensinar e gerar riquezas tangíveis e intangíveis.
Escolha um Time, Grupo ou Favo para se conectar e entre em contato hoje mesmo!

 

A rede organiza-se didaticamente em Favos, Times, Grupos de Afinidade e seus subgrupos, Metassistema, Projetos e Forças-tarefa. As pessoas mais ativas da rede não retém poder de mando sobre os projetos que animam, mas chamamo-nas de facilitadores ou curadores* quando aceleram e otimizam os processos que levam à aplicação prática das ideias  desenvolvidas pela Coolmeia.

Favos:

Os favos são núcleos físicos, locais, autônomos e autogeridos, criados por 3 ou mais integrantes da Coolmeia, afim de interagir, trocar experiências, partilhar sonhos e criar projetos e ações juntos. Os favos tem plena autonomia para elaborar seus projetos, desde que respeitem os princípios essenciais da Coolmeia (expostos na Carta de Princípios e nas Bases do Diálogo).

Conheça os Favos da Coolmeia

 

Times:

são grupos de pessoas que dão fundamental suporte especializado às atividades dos favos, projetos e demais grupos.
 Graças a estas pessoas, a rede consegue funcionar como um organismo vivo. Estes grupos estão a trabalho da Coolmeia e de todos os outros Grupos e Favos, auxiliando-os conforme sua capacidade e disponibilidade.

Conheça os Times da Coolmeia

 

Grupos de Afinidade:

são grupos de pessoas organizados por áreas temáticas e de afinidade que reúnem-se para trocas de conhecimento, criação de projetos e ações dentro de sua área de interesse ou em conjunto com outros grupos e favos.


Ex: alimentação, ambiente, aprendizagem, economia, energia e mobilidade, cidade e comunidade, política, saúde bem-estar e felicidade, tecnologia e ciência.

À parcela humana ativa dentro dos Grupos de Afinidade chamamos de Comissão. As Comissões (de Alimentação, Economia, Aprendizagem, etc.), deliberam suas prioridades de forma autônoma, realizam Harmonizações Locais** próprias e reportam à Harmonização Global*** quinzenalmente, oferecendo ajuda quando lhes for solicitado e solicitando ajuda sempre que necessário.

Conheça os Grupos da Coolmeia

 

Subgrupos:

são derivações mais específicas dos grupos de afinidade, como Livre Cooperação dentro de Política, e Consumo Consciente dentro de Economia, por exemplo. Novos subgrupos podem ser criados nas deliberações realizadas durante as assembléias dos Grupos, chamadas Harmonizações Locais ou na Assembléia Geral Permanente, chamada Harmonização Global. À cada subgrupo corresponde também uma Comissão que pode, de acordo com a necessidade, criar subcomissões para coordenar e realizar suas atividades

Para conhecer os subgrupos, é necessário entrar em cada Grupo e aí pesquisar pelos subgrupos existentes.

 

Metassistema:

é a cola que promove as alças de retroalimentação do metabolismo do Organismo-Rede Coolmeia. Sua estrutura é inspirada no Viable System Model, e visa garantir a sustentabilidade e resiliência de sistemas crescentemente complexos.

  • Identidade (ou Assembléia Geral Permanente, também chamada de Harmonização Global):

Grupo dedicado às deliberações referentes aos princípios, identidade,  unidade, organização geral e tomadas de decisões da Coolmeia.

Participe do grupo de Identidade

 

  • Adaptação: 

Grupo dedicado às deliberações referentes à adaptação da rede ao  ambiente externo, desenvolvimento capacidade de lidar com as constantes  mutações do ambiente e, assim, realizar o planejamento futuro da rede.

Também é responsável pelo planejamento da sustentabilidade econômica e de recursos da rede.

Participe do grupo de Adaptação

 

  • Integração: 

Grupo dedicado às deliberações referentes à regulação interna da  rede, à otimização de processos e à busca de sinergia entre as  diferentes instâncias deliberativas e executivas da rede.

Também é o responsável pela Articulação e Comunicação da rede.

Participe do grupo de Integração

 

  • Mediação:

Grupo destinado à resolução de conflitos e busca e manutenção da  estabilidade e harmonia internas, bem como, juntamente com o grupo de  Adaptação, harmonia com o meio externo.

Participe do grupo de Mediação

 

Projetos:

são o “corpo material” da Coolmeia. É através da incubação de projetos, desde seu sonho, passando pelo planejamento, realização e celebração da ação concretizada, que a Coolmeia avança, semeando exemplos e instâncias que demonstram, na prática, como se pode não apenas imaginar mas sim viver um Outro Mundo Possível. Cada projeto soma-se a outros que vieram antes dele e expandem a criação de Zonas Autônomas Permanentes – espaços e tempos nos quais se consegue exercitar a liberdade, a humanidade e a harmonia social sem uso de força e coerção, a partir do diálogo e do entendimento entre as pessoas.

 

Força-tarefa:

é uma reunião de algumas pessoas, um time especializado ou então um time multidisciplinar para realizar uma tarefa específica, geralmente (mas não exclusivamente) de curta duração e com propósito específico. Tanto os Times, quanto as Comissões quanto os favos podem solicitar ou organizar a criação de uma Força-Tarefa com intuito específico.

Exemplo: traduzir um texto de interesse da rede, criar um logotipo para uma campanha, criar um white paper ou guideline sobre um assunto, realizar um mutirão qualquer…

Se o escopo da Força-Tarefa for ampliado e a duração esperada da tarefa se prolongar por muito tempo, esta Força-Tarefa pode ser transformada em uma Subcomissão ou em um Projeto.

# # #

*Curadores e Facilitadores são as pessoas que animam cada uma das áreas temáticas, funcionam como “nodos” ou “hubs” importantes da rede, fazendo elos entre as diferentes atividades e projetos dentro da sua área de ação, recebendo novos integrantes e os servindo e orientando bem como ajudando a liderar e gerenciar as mais diferentes iniciativas dentro da Coolmeia.
Se você tem profundo interesse ou conhecimento sobre uma determinada área de foco da Coolmeia, entre em contato e ofereça-se como facilitador da mesma.

** e *** – para saber melhor o que são Harmonizações Locais e Globais, leia Como nos organizamos.