A Coolmeia se organiza através de assembléias abertas semanais onde se tomam as decisões referentes ao seu funcionamento. Nestas assembléias, que são chamadas de “permanentes”, se discute de tudo desde as tarefas que estão sendo desenvolvidas nas diferentes comissões, favos, projetos e grupos de trabalho. Também se pode entrar em acordo para criarem-se novos grupos de trabalho, favos, projetos, times ou comissões sempre que se detecta uma necessidade específica.

Articulamos as tarefas em grupos. Estes abarcam e se interrelacionam com diferentes times, comissões e favos que tem certa relação entre si.

Entendemos por comissão ou força-tarefa um grupo de pessoas estável que desenvolve uma tarefa necessária para o bom funcionamento da Coolmeia. As comissões propõe ações e linhas de trabalho, as desenvolvem e apresentam seu estado e resultado na assembléia permanente.

Um grupo de trabalho ou força-tarefa é um conjunto de pessoas que realizam uma tarefa pontual e bastante concreta ou iniciam um novo grupo dentro da cooperativa a partir da detecção de uma necessidade em uma assembléia permanente. Nos casos em que uma tarefa que se desenrola por parte de um grupo de trabalho e requer uma dedicação de tempo continuada, se postula à assembléia permanente que a necessidade torna interessante para o coletivo que o grupo de trabalho se transforme em uma comissão. Tanto os grupos de trabalho quanto as comissões estão abertas a participação de todas as pessoas.

Uma ferramenta muito importante para as comissões e os grupos de trabalho é a rede social cooperativa (net.coolmeia.org), através da qual as pessoas implicadas em um grupo podem compartilhar informações, desenvolver ideias, criar debates, anexar arquivos… É uma ferramenta para nos comunicarmos à distância, através da internet. Navegando pela rede social se pode ver a amplitude de temas que em algum momento já se trabalhou ou vem-se trabalhando atualmente.

A seguir, uma lista de nodos, com as comissões que os compõe e seu correspondente enlace à rede social da Coolmeia.

A Harmonização Global

A Harmonização Global (Assembléia Geral Permanente) da Coolmeia facilita a auto-governança e a ação coletiva de todos os membros da Coolmeia. Cada membro tem a mesma voz e poder de decisão.

O objetivo da Harmonização Global é permitir a realização dos projetos de vida dos membros da Coolmeia dentro dos princípios do Bem Comum, em relações harmônicas e interdependentes que sejam pautadas pela eqüidade, acessibilidade, justiça social e ambiental e liberdade.

Esta Assembléia Geral Permanente rejeita a legitimidade de estruturas de tomada de decisão de cima para baixo e que promovam a exclusão de membros da Coolmeia destes processos deliberativos. A Assembléia busca criar um ambiente no qual o poder de governar é coletivizado e, ao mesmo tempo, se permite discordar e “caminhar” para longe sempre que, individualmente, se discordar dos processos vigentes.

A Assembléia Geral responde a nenhuma organização exceto ela mesma.
Princípios

As Harmonizações estão comprometidas dos princípios da anti-opressão e anti-dominação; reconhecemos a realidade das barreiras estruturais que existem entre nós e ao nosso redor, na própria Coolmeia e na sociedade em geral, e lutamos contra estes processos excludentes objetivando desfazer relações hierárquicas e desiguais.

Reconhecemos que a discriminação pode acontecer de forma aberta, dissimulada ou por omissão. Não aceitamos discriminação de etnia, raça ou cor, gênero, orientação sexual, idade, nacionalidade, naturalidade, língua, costumes, credo, convicção religiosa ou filosófica, cultura, situação econômica ou funcional, posição hierárquica, grau de instrução ou condição física ou psíquica ou ao longo de qualquer outro eixo de poder.

Somos não-hierárquicos e comprometidos à solidariedade internacional. Buscamos a eliminação das fronteiras nacionais, não como uma imposição, mas como um processo que decorra da consciência humana avançando para a noção de que somos, em última instância, uma única espécie e devemos compartilhar o planeta sem separações geopolíticas ou barreiras econômicas artificiais, ao mesmo tempo em que respeitamos e valorizamos as diferenças culturais historicamente construídas.

Acreditamos que os recursos do planeta deve ser tomados como bens comuns, mas devem ser geridos coletivamente e acessados de forma a mantê-los de forma perene, garantindo o usufruto das próximas gerações, buscando a regeneração e aprimoramento dos sistemas naturais sempre que possível.

Nós nem sempre concordamos uns com os outros; nós respeitamos uns aos outros; nós damos suporte e afirmamos uns aos outros. Reconhecemos que encontrar os limites em que nossas liberdades se chocam é uma tarefa diária que faz parte essencial da constituição do que é ser humano e viver em sociedade, e buscamos lidar com isso da melhor forma possível, utilizando este respeito e reconhecimento do outro como parâmetro para nossa liberdade e limites.

Todas contribuições no espírito destes princípios são bem-vindas.