Existem vários coletivos, redes e movimentos que trabalham pari-passu com a Coolmeia em direção a um outro mundo possível. Se nossa afinidade não é de 100%, ao menos conseguimos conciliar as diferenças e focar naquilo que nos aproxima, e passamos a trabalhar de forma cooperativa em um ou mais projetos.
Conheçam nossos principais parceiros:
Futuragora
Lab Macambira
Colha sua própria salsinha é uma campanha pelo locavorismo, alimentação saudável, convivialidade e sustentabilidade. Estimula o plantio e compartilhamento de hortaliças em qualquer espaço disponível.
Para saber mais, acesse http://salsinha.coolmeia.org
Um projeto que visa constituir-se no melhor banco de tecnologias sociais, iniciativas, modelos, ferramentas, técnicas e soluções voltadas para a produção de capital social e bem comum, para para mudança social, ambiental, habitacional, econômica, educacional e política. Em geral, soluções simples que possam ser implementadas por indivíduos, pequenos grupos de pessoas ou coletivos organizados, sem grandes montantes de dinheiro (e muitas vezes sem nenhum). As soluções serão apresentadas inicialmente em português e inglês, sendo possível realizar tradução colaborativa para qualquer língua posteriormente.
Quer ajudar com este projeto? Entre em contato!
Estamos passando por um momento de efervescência cultural e revolucionária global sem comparação em escala e diversidade com nenhum período na história anterior da humanidade. Os anos 60 e a revolução contracultural que eles proporcionaram foram capazes de mostrar como atividades diversas, distribuídas e enxameadas podem mudar o tecido da sociedade, inspirando e permitindo novas formas de criação colaborativa entre ativistas, experts e cidadãos comuns.
A Coolmeia imbui-se no processo de facilitar as condições para a criação de uma rede que possa, ao mesmo tempo, tornar-se uma Central de Informações sobre um Outro Mundo Possível, um Centro de Inovação Aberta e uma Rede Social Catalisadora e Enxameadora da harmonia social instituinte.
Uma rede como a descrita acima pode desencadear uma ofensiva em enxame, transformando a natureza do mundo como o conhecemos, produzindo instâncias do viver mais adequadas ao harmônico convívio em sociedade, tornando-nos mais aptos a respeitarmos o outro e a Natureza, desencadeando uma nova Era de Cultura Colaborativa.
Esteja pronto para mudar o mundo! Existem milhões de outras pessoas prontas para fazer a sua parte! Tudo que elas precisam é de uma infraestrutura que lhes permita fazer acontecer. Nós temos as ferramentas, temos o conhecimento, as pessoas e as habilidades requeridas para possibilitar o surgimento desta rede, bem como o talento, a inteligência e a motivação para fazê-lo!
Então mãos à obra! Vamos começar antes que seja muito tarde!
A Coolmeia organiza suas atividades de forma espiral ascendente, da segunte forma:
- O atual Contexto Histórico e grau de Evolução Humana nos fazem gerar uma Ideia
- Esta Ideia nasce com o objetivo de ser transformada em Realidade. Para isso, desenhamos um Projeto que torne esta Ideia em uma Ação Real.
- No Processo (ou Caminho) de tornar o que é Projeto em algo Real, recebemos a dádiva do Aprendizado.
- Daquilo que Apreendemos, podemos agora realizar uma Síntese e compor uma Solução, que possa então ser Replicada por outros indivíduos ou coletivos que dela possam necessitar.
- Neste momento, ajudamos a configurar um outro Contexto Histórico, berço de novas e instigantes Ideias, que renovam o ciclo da Vida.
John Croft, criador de uma metodologia chamada Dragon Dreaming, afirma que, para que um projeto seja bem sucedido, ele precisa necessariamente passar por 4 etapas:
- Sonho
- Planejamento
- Realização
- Celebração
E esta última etapa é realmente muito importante, e frequentemente esquecida! Vamos, pois, beber a ela e mantê-la bem viva!
O nosso processo de Imaginar, Desenhar, Criar, Compartilhar e Celebrar Outros Mundos Possíveis é feito de forma indissociada do Todo da Vida: buscamos realizar cada simples tarefa ou apontamento de forma tão singela quanto uma brisa que nos refresca pela manhã mas de forma tão importante e necessária quanto o ar que respiramos.
Podemos ainda estar vivendo o pesadelo do Capitalismo, mas escolhemos, tanto quanto possível, atender ao chamado da Utopia e materializar no Aqui e no Agora um contexto mais justo, equânime, convivial e sustentável.
Para entender como isso funciona na prática, venha conhecer nossas Ideias, Projetos, Ações e Soluções.
Entre em contato
Está chegando agora e sentindo-se um pouco, meio ou totalmente perdido?
Não se desespere! Estamos aqui para ajudar!
Escolha um dos canais abaixo e compartilhe conosco suas angústias, desejos, sonhos e necessidades:
- E-mail do Time de Acolhimento: coolmeia.acolhimento@gmail.com | Para entrar em contato direto com algum “ancião” da Coolmeia, que poderá lhe ciceronear pela rede e tirar todas suas dúvidas, quer seja por e-mail, chat, skype ou hangout
- Acolhimento no Ágora.CC: http://agora.cc | Usamos um serviço de audioconferência chamado Ágora.CC, e você pode nos encontrar para um bate-papo todas as segundas-feiras a partir das 20:30 (GMT-3) ou em outro horário a combinar. Para instalar o software e começar a usá-lo, é só ler as instruções em http://agora.cc/tutorial.html
A Coolmeia se organiza através de assembléias abertas semanais onde se tomam as decisões referentes ao seu funcionamento. Nestas assembléias, que são chamadas de “permanentes”, se discute de tudo desde as tarefas que estão sendo desenvolvidas nas diferentes comissões, favos, projetos e grupos de trabalho. Também se pode entrar em acordo para criarem-se novos grupos de trabalho, favos, projetos, times ou comissões sempre que se detecta uma necessidade específica.
Articulamos as tarefas em grupos. Estes abarcam e se interrelacionam com diferentes times, comissões e favos que tem certa relação entre si.
Entendemos por comissão ou força-tarefa um grupo de pessoas estável que desenvolve uma tarefa necessária para o bom funcionamento da Coolmeia. As comissões propõe ações e linhas de trabalho, as desenvolvem e apresentam seu estado e resultado na assembléia permanente.
Um grupo de trabalho ou força-tarefa é um conjunto de pessoas que realizam uma tarefa pontual e bastante concreta ou iniciam um novo grupo dentro da cooperativa a partir da detecção de uma necessidade em uma assembléia permanente. Nos casos em que uma tarefa que se desenrola por parte de um grupo de trabalho e requer uma dedicação de tempo continuada, se postula à assembléia permanente que a necessidade torna interessante para o coletivo que o grupo de trabalho se transforme em uma comissão. Tanto os grupos de trabalho quanto as comissões estão abertas a participação de todas as pessoas.
Uma ferramenta muito importante para as comissões e os grupos de trabalho é a rede social cooperativa (net.coolmeia.org), através da qual as pessoas implicadas em um grupo podem compartilhar informações, desenvolver ideias, criar debates, anexar arquivos… É uma ferramenta para nos comunicarmos à distância, através da internet. Navegando pela rede social se pode ver a amplitude de temas que em algum momento já se trabalhou ou vem-se trabalhando atualmente.
A seguir, uma lista de nodos, com as comissões que os compõe e seu correspondente enlace à rede social da Coolmeia.
A Harmonização Global
A Harmonização Global (Assembléia Geral Permanente) da Coolmeia facilita a auto-governança e a ação coletiva de todos os membros da Coolmeia. Cada membro tem a mesma voz e poder de decisão.
O objetivo da Harmonização Global é permitir a realização dos projetos de vida dos membros da Coolmeia dentro dos princípios do Bem Comum, em relações harmônicas e interdependentes que sejam pautadas pela eqüidade, acessibilidade, justiça social e ambiental e liberdade.
Esta Assembléia Geral Permanente rejeita a legitimidade de estruturas de tomada de decisão de cima para baixo e que promovam a exclusão de membros da Coolmeia destes processos deliberativos. A Assembléia busca criar um ambiente no qual o poder de governar é coletivizado e, ao mesmo tempo, se permite discordar e “caminhar” para longe sempre que, individualmente, se discordar dos processos vigentes.
A Assembléia Geral responde a nenhuma organização exceto ela mesma.
Princípios
As Harmonizações estão comprometidas dos princípios da anti-opressão e anti-dominação; reconhecemos a realidade das barreiras estruturais que existem entre nós e ao nosso redor, na própria Coolmeia e na sociedade em geral, e lutamos contra estes processos excludentes objetivando desfazer relações hierárquicas e desiguais.
Reconhecemos que a discriminação pode acontecer de forma aberta, dissimulada ou por omissão. Não aceitamos discriminação de etnia, raça ou cor, gênero, orientação sexual, idade, nacionalidade, naturalidade, língua, costumes, credo, convicção religiosa ou filosófica, cultura, situação econômica ou funcional, posição hierárquica, grau de instrução ou condição física ou psíquica ou ao longo de qualquer outro eixo de poder.
Somos não-hierárquicos e comprometidos à solidariedade internacional. Buscamos a eliminação das fronteiras nacionais, não como uma imposição, mas como um processo que decorra da consciência humana avançando para a noção de que somos, em última instância, uma única espécie e devemos compartilhar o planeta sem separações geopolíticas ou barreiras econômicas artificiais, ao mesmo tempo em que respeitamos e valorizamos as diferenças culturais historicamente construídas.
Acreditamos que os recursos do planeta deve ser tomados como bens comuns, mas devem ser geridos coletivamente e acessados de forma a mantê-los de forma perene, garantindo o usufruto das próximas gerações, buscando a regeneração e aprimoramento dos sistemas naturais sempre que possível.
Nós nem sempre concordamos uns com os outros; nós respeitamos uns aos outros; nós damos suporte e afirmamos uns aos outros. Reconhecemos que encontrar os limites em que nossas liberdades se chocam é uma tarefa diária que faz parte essencial da constituição do que é ser humano e viver em sociedade, e buscamos lidar com isso da melhor forma possível, utilizando este respeito e reconhecimento do outro como parâmetro para nossa liberdade e limites.
Todas contribuições no espírito destes princípios são bem-vindas.